Síndico Profissional x Síndico Morador: a diferença na resolução de problemas!

Síndico Profissional X Síndico Morador

Síndico Profissional x Síndico Morador: a diferença na resolução de problemas!

Já disse isso uma vez aqui, mas é sempre importante repetir que o condomínio não pode ser administrado de forma amadora, isso porque sua gestão é repleta de particularidades que exigem características muito pontuais de quem à assume. Os riscos que uma má administração traz para o empreendimento podem prejudicar tanto sua gestão quando o dia a dia dos moradores.

Ter a presença de um síndico profissional no condomínio para assumir a gestão é uma ótima alternativa para evitar problemas frequentes no empreendimento. Neste post, você vai conferir a diferença de performance ente o Sindico Profissional e o Morador. Para entender mais, leia até o final!

Organização

Uma das exigências para a administração eficiente de um condomínio é a organização. A falta dela pode trazer problemas em várias esferas do condomínio como no financeiro, na manutenção, na gestão dos colaboradores, no relacionamento com os moradores, etc. Nesse caso, o síndico profissional pode contribuir muito, pois a organização é fundamental para o seu trabalho. Isso porque, ele tem o conhecimento necessário para solucionar e resolver todas as tarefas previsíveis e as imprevisíveis também. No caso do síndico morador, normalmente, ele não consegue conciliar suas atividades profissionais fora do condomínio, com sua vida pessoal e com a administração do condomínio. Por isso, para ele manter a organização na gestão condominial, é quase uma missão impossível.

Transparência

Lidar com o financeiro do condomínio é ter que gerir o investimento de todos os moradores e a confiança que eles depositarão na administração do condomínio. Por isso, a transparência na prestação de contas é imprescindível. Em casos comprovados de desonestidade, o síndico pode ser destituído do cargo rapidamente.

Contando com o apoio do síndico profissional, o condomínio ganha muito nesse quesito. Pois aqui na Sophistic, por exemplo, a prestação de contas é sempre realizada apresentando os resultados de forma clara e muito objetiva, sempre mostrando o que foi orçado e o que foi realizado. Já o síndico residente, quando não possui familiaridade com as questões financeiras, não consegue desempenhar as funções adequadamente e com a agilidade necessária.

Inadimplência

A inadimplência é um mal que afeta grande parte dos condomínios, isso porque ela atinge o empreendimento como um todo. Dentre as tarefas que o síndico deve executar no condomínio, a cobrança dos inadimplentes é uma delas. Porém, solucionar esse problema não é uma tarefa simples. E com a ajuda de um síndico profissional, com o conhecimento necessário, e da administradora de condomínios, esse problema pode ser reduzido, pois ambos conhecem formas que podem ser aplicadas para diminuição desse problema.

Convivência

Normalmente, o síndico morador tem dificuldades para resolver os conflitos que aparecem no dia a dia do condomínio, pois pode possuir vínculos de convivência com os outros moradores. E isso dificulta na resolução dos problemas, pois ele precisa ser imparcial e justo, e quando isso não acontece, a ação pode prejudicar seu convívio com os outros condôminos. E é justamente por não ter nenhum vínculo com nenhum morador, que o síndico profissional consegue resolver todas as questões de forma democrática e justa, e assim melhorar a convivência no condomínio.

Outro ponto que também está relacionado a convivência é a comunicação, quando ela não é realizada de forma assertiva, se torna algo prejudicial para o convívio. E com o auxílio do síndico profissional, o condomínio também ganha muito nesse quesito, pois graças ao seu conhecimento ele consegue escolher os canais mais adequados para uma boa comunicação com uma linguagem compreensível para todos.

Legislação Condominial

No condomínio também existem leis que regem o seu dia a dia. Recentemente em nossas redes sociais, fizemos um post falando sobre todas as legislações que regulamentam a vivência em condomínio e no que elas se aplicam (clique aqui para ver). E com uma variedade enorme de leis, é papel do síndico cumprir e fazer com que as regras sejam cumpridas para que o condomínio não viole nenhuma legislação. Quando o condomínio é administrado por um síndico profissional, essa área da gestão é sempre conduzida de maneira eficiente, ele tem consciência sobre o que deve e o que não deve ser realizado no condomínio.

Aqui colocamos algumas questões que elucidam como a gestão de um Síndico Profissional ser mais ágil e eficiente que a de um Síndico Residente. Claro que existem Síndicos residentes que são excepcionais, mas isso não é a grande realidade, como já dissemos em nosso post sobre 5 Sinais de que seu Condomínio precisa de um Síndico Profissional.

Um Síndico Profissional tem toda uma metodologia de trabalho e processos bem estabelecidos que lhe permitem agir preventivamente e essa é a grande diferença para agilização das tomadas de decisão.

Via de regra, o Síndico Morador age por evento e não na prevenção, pelo fato da função de Síndico não ser sua atividade principal, mas secundária, acaba não dando importância para o estabelecimento de estratégias de gestão além, é claro, de não dispor de tempo para se dedicar a isto, ao contrário o Síndico Profissional tem na função de Síndico a sua atividade principal e a obrigação de ser um gestor com resultados eficientes e eficazes, porque essa é a expectativa do Condomínio que o contratou e ele precisa dar as respostas esperadas no tempo esperado.

Ficou com alguma dúvida sobre a diferença entre os trabalhos do Síndico Profissional e do Residente na resolução dos problemas do condomínio? Se sim, deixa seu comentário aqui embaixo.

Acompanhe nossas redes sociais (Facebook e Instagram)!