As centrais de alarme de incêndio são ativos muito importantes para segurança patrimonial. Uma vez instaladas precisam ser mantidas funcionando corretamente.
Mas infelizmente não é bem assim, é muito comum encontrar centrais que alarmam sozinhas, sem um real motivo que as façam disparar.
Tenho certeza que você já presenciou uma cena dessas:
- A sirene da central de alarmes toca e as pessoas não se importam, continuam suas rotinas como se nada estivesse acontecendo;
- Passam poucos segundos e o alarme é desativado;
- Por se tratar de um alarme falso, em pouco tempo as pessoas nem se lembram que o alarme soou.
Essa breve descrição é uma narrativa vivida por grande parte dos empreendimentos. O alarme falso virou rotina, então os usuários nem se importam mais.
E quando isso se torna rotina é algo muito perigoso, porquê as pessoas que utilizam aquela edificação estão acostumadas com o alarme, e em pouco tempo não notam mais quando ocorrem.
Alarmes não podem disparar sozinhos sem motivo, e de forma contínua sem que medidas de manutenção e correção sejam tomadas pelos responsáveis do sistema. Isso não pode virar rotina nunca. Lembram a fábula do menino que mentia? Quando ele falou a verdade ninguém acreditou. Assim será se por ventura ocorrer algum sinistro nesses empreendimentos nos quais os usuários estão acostumados com alarmes falsos, muitas pessoas morrerão, infelizmente, pois ao ouvirem a sirene nada farão – porque é somente mais um alarme falso – pensarão.
Então gestores não sejam omissos, não deixem que isso aconteça no seu empreendimento, corrijam todas as falhas imediatamente.
Sua central de alarme disparou sozinha? Não permita que ela faça isso novamente, na primeira vez já deve ser corrigida.
Uma coisa é certa, alarme não dispara sem motivo, se isso está acontecendo tem algo de errado no seu sistema, e com toda certeza pode ser corrigido, então faça o quanto antes.
Boas manutenções prediais para todos, e até a próxima.
Autoria de: Felipe Lima – Mestre Engenheiro Especializado em Manutenção Predial